Porque processar a carne de Pirarucu


Porque processar a carne
Sua carne tem agradado com sucesso o gosto dos brasileiros por ser ao mesmo tempo firme mas macia, não despedaçando facilmente, o tornando ideal para ser consumido em forma de sushi, assado, frito ou ao molho.
Sendo mais firme que a do pintado, mas sem a gordura excessiva que às vezes possui a carne deste ou do tambaqui.
E possui um gosto bem suave e sutil sem aquele gosto forte de peixe característico de outras espécies principalmente marinhas, agrada mesmo aquelas pessoas que normalmente não gostam de peixe e a muito tempo já desfruta de renome internacional, sendo sinônimo de carne de qualidade, requinte e bom gosto sendo um dos melhores peixes para alimento do mundo.
Possui uma carne branquíssima após o preparo, de cor semelhante à da tilápia, magra com baixo teor de gordura menos de (1% no lombo e de 5% na costela ou ventrecha).
A disposição dos músculos em camadas assim como ocorre no salmão, somados ao sabor suave, fazem do pirarucu um produto de alto valor comercial tanto no mercado nacional como internacional com ótima aceitação pelo consumidor. Sendo considerada uma das carnes de peixes mais nobres ao lado do salmão e bacalhau.
Outra vantagem é fato do Pirarucu não possuir espinhas como o tambaqui, o que agrada o consumidor, valoriza e aumenta muito o aproveitamento da carne; o fazendo ser o peixe com o maior rendimento de filé de peixe por Kg de peixe in Natura 57,5 %.
Sem contar o fato que 9% do seu peso bruto refere-se ao seu couro que é muito procurado por curtumes para a confecção de bolsas e sapatos, pelo qual normalmente é pago o preço de R$ 60,00 por couro.
A análise da composição do seu peso revelou que de 100% do seu peso in natura:
57,5 % refere-se a filé sem pele
15,5 % a coluna vertebral
12% é a cabeça
9% A pele e escamas
6% Vísceras
Possui ainda alta quantidade de proteínas com valores superiores ao da carne bovina, salmão e sardinha o que o torna um excelente alimento para atletas e pessoas que querem adquirir massa muscular magra.
Sua carne tem uma grande saída em forma de filés ou postas, tanto por consumidores finais em supermercados; como principalmente por restaurantes e lanchonetes para o preparo de diversos pratos em especial iscas de pirarucu a milanesa.
Um prato que tem sido sucesso em lanchonetes por todo o Brasil, rivalizando com as famosas porções de camarão a milanesa tão tradicionais em lanchonetes e choperias.

Lombo de Pirarucu
Carne de Pirarucu 1
Carne de Pirarucu 4
Lombo de Pirarucu
Filé de Pirarucu
Pirarucu Frito
Prato com Pirarucu
Pirarucu ao forno
Prato com Pirarucu
Grelhado de Pirarucu
Grelhado
Prato com Pirarucu
Prato com Pirarucu

