O Pirarucu

Sua História

      O Pirarucu é um peixe pré-histórico, de origem no período cretáceo, sendo como um fóssil vivo, ele está entre os mais antigos peixes de água doce no mundo. Atualmente só 

encontrado naturalmente na Amazônia e nas drenagens do Rio Essequibo na Guiana, ele é o maior peixe de escamas do planeta, atingindo até 3 metros de comprimento e 200 kg! 

      Devido ao seu tamanho enorme e do fato de que, conforme o registros fósseis, está praticamente inalterado há 23 milhões de anos, o pirarucu se tornou conhecido como o “peixe dinossauro".

      É uma espécie muito antiga, que está no planeta muito antes de surgir o primeiro ser humano e chegou a conviver com os dinossauros há 200 milhões de anos! Por isso, ele também é chamado de gigante pré-histórico.

      Devido a evidências encontradas junto a fósseis, vários arqueólogos inclusive acreditam que esse era um dos alimentos preferidos dos tiranossauros rex  entre outros grandes carnívoros; devido a ser um peixe grande, gostar de águas rasas e respirar fora da água, o que o tornava uma presa mais fácil para os dinossauros terrestres na época das secas, o que

pode ser visto na ilustração ao lado. 

      A origem do nome Pirarucu vem do Tupi que significa

Pira = Peixe, Urucum=  Vermelho  o que seria "Peixe Vermelho" em Português, devido à coloração que suas escamas adquirem na época da reprodução.

      É também conhecido como Pirosca ou Paiche mas seu nome cientifico é  Arapaima Gigas, um peixe que impressiona em um primeiro momento pelo seu exuberante porte e beleza.

             Possui hábito alimentar carnívoro, respiração aérea e chama atenção pelo seu rápido crescimento de 0 a 14 kg no primeiro ano em cativeiro.

       Desprovido de espinhas, com carne firme, mas macia; de sabor suave, delicado e leve sem aquele gosto forte de peixe, com índices de proteína altíssimos, bem superiores aos encontrados no salmão e carne bovina.  

      À muito tempo já desfruta de renome tanto nacional como internacional; sendo sinônimo de qualidade requinte, sofisticação e sabor, como um dos melhores peixes para alimento do planeta. 

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

O Pirarucu (Carne de Dinossauro)

E você já provou carne

de dinossauro?

Linha C15, KM:03 Cacaulândia-RO CEP: 76889-000  FALE CONOSCO FONE: 69 98103-0813 TIM WHATSAPP